sábado, 4 de junho de 2016

ONDE ESTÃO OS(AS) NEGROS(A) BRASILEIROS?






Não é meu parente, eu não o conheço e nem ele sabe que eu existo. Mas algo me chamou a atenção. Como professora observo que os(as) jovens brasileiros(as) e alguns universitários(as) pouco estão se importando com os estudos. Solicitando uma atividade que remeta a utilizar o raciocínio eles recorrem a copiar e colar da internet. As celebridades brasileiras poucos estudaram e muito menos demonstram fluência em suas entrevistas nos assuntos abordados, as vezes é terrível ouvi-los fico envergonhada com tantos argumentos sem nexo. 

A situação política pela qual o Brasil passa muitas destas celebridades falaram um bocado de asneiras. No entanto, um negro de nacionalidade brasileira e britânica, Alfred Enoch, nascido no Reino Unido, independente de ser ator, estuda na Universidade de Oxford. Se a vida não lhe sorrir nas telas dos cinemas tem uma outra profissão. Eu acho tão lindo quando uma pessoa estuda e não resume a sua via apenas ao corpo trincado. Tristemente, a maioria das celebridades brasileiras nascidas e criadas no Brasil não são assim, vivem para ostentar as suas viagens, casas, objetos caros adquiridos, a estada na Ilha de Caras e o corpão sarado. 




Alfred Enoch é negro, e tem filmografia apenas de Harry Potter. Diferente dos 3 principais atores adolescentes da saga supracitada, todos, têm uma extensa filmografia. Por que será? Eu não sei só ele sabe. Atualmente participa numa série estadunidense onde interpreta um advogado, atua como um dos principais personagens. Detalhe não é ladrão na série! Por certo se a série fosse brasileira ele seria ladrão ou morador de favela. Nada contra a favela, até por que moro numa. Mas, o problema é a ideia errada que a sociedade brasileira solidificou dos moradores de favela como eu. Para eles somos traficantes e bandidos, não apenas eu, mas muitos dos meus vizinhos(as). A nossa identidade negra não está conjugada com a bandidagem. Somos sim, muitos de nós pessoas honestas e de bem. Tem muitos jovens educados e estudiosos também. 

Penso que quando as pessoas falam sobre favela e favelados(as) deveriam olhar para os nossos governantes, muitos deles são brancos(as), moradores de bairros nobres e corruptos(as). Dão um prejuízo incalculável ao país coisa que nós favelados e faveladas não fazemos, somos sim vítimas deles. Rendo graças a Deus por que ainda não vi nenhum negro acusado, preso e indicado durante nas operações Lava Jato, Zelote e etc. Exceto Celso Pita, ex-estudante de Leeds e Harvard quando prefeito de São Paulo se envolveu com corrupção. Desde então não vi mais nenhum caso de corrupção envolvendo políticos(as) negros(as), até por que o nosso Movimento Negro não conseguiu extirpar a baixa autoestima da população negra brasileira. Não votamos em negros nem somos fãs de negros atrizes, atores e cantores.

O NEGRO NO BRASIL
 
Os(as) negros(as), no Brasil mestiço, onde negros e branco convivem harmoniosamente, não tem racismo se destacam mais nas artes e no futebol, depois como políticos, apenas 6 juristas e um cientista. Nos EUA, país racista os negros se destacam nas artes, esporte, existem muitos intelectuais e até um presidente negro, Brack Obama.

Os moradores da favela muitos deles sofrem do mal da falta de oportunidade, da desestrutura social brasileira para a educação, saúde e segurança. Muitos deles vêm de famílias desestruturadas, pessoas que pouca oportunidade tiveram na vida, em sua maioria analfabetos(as) e que as últimas gerações conseguem entrar nas universidade, nos últimos anos as cotas para negros foram responsáveis pelo ingresso de muitos negro(as) no ensino superior. As cotas foram aprovadas não para negros e sim para estudantes de escola pública, que na maioria são negros(as). Agora vemos estudantes claros até brancos se declarando negros para se utilizar das cotas.  A falta de estímulo, políticas públicas e incentivo da família também colabora na ausência de negros em muitos setores da sociedade. 

Os projetos sociais do Governo Federal foram muito interessantes e bons, mas criou uma  leva de pessoas que não querem trabalhar mais por coisa do bolsa família. Muitos beneficiados até hoje não sabem o verdadeiro objetivo destes. Inicialmete no governo de FHC era bolsa escola e as famílias tinham nítida certeza de que a escola era o foco do programa. Mas, no governo Lula este benefício tomou outro rumo e foco, a pobreza. Hoje as mães obrigam os seus filhos(as) irem para a escola para receber bolsa família e não estudar. Muitas crianças hoje desejam sair da escola para a mãe não receber o Bolsa Família, pois com o dinheiro que recebem vão para os botecos beberem cachaça. Infelizmente estas pessoas não sabem a dimensão deste benefício e o utilizam de forma errada.

Concluo que todas estas pessoas não saíram da pobreza, elas agora tem um dinheiro a mais para comprar meia calabresa e um ovo, mas permanecem pobres como muitos brasileiros(as). A mentalidade não mudou. Outras beneficiadas dizem: - não vou trabalhar por causa do bolsa família. Na verdade quem mora na favela e têm consciência política e crítica sabe realmente o que é o Brasil e o Estado onde mora. Conhece de perto o que os governos dizem fazer e entendemos quando não é verdade. E muitos negros que vivem nela não tem oportunidade de se sobressaírem na vida e tomam outros rumos incertos, onde muitos jovens negros vão habitar para a eternidade as necrópolis brasileiras.

Bom dia!

Rosivalda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário