terça-feira, 7 de março de 2017

JESUS CRISTO É JESUS CRISTO, OXALÁ É OXALÁ!

Convenhamos Cristo não é Oxalá graças a Deus, começa por aí! Jesus Cristo é Jesus Cristo, Oxalá é Oxalá. Este ecumenismo barato, em se tratando do candomblé e umbanda sabemos que é falacioso e não tem mais espaço em nossa sociedade, pelo menos para os candomblecistas e umbandistas conscientes. Nós sabemos bem disto e deveríamos comemorar! Temos os nossos Orixás, assim como os católicos têm os seus Santos e os evangélicos não veneram imagens, alguns deles veneram pessoas como os Bispos ou Pastores Edir Macedo, Silas Malafaia, RR Soares, Rodovalho e Waldemiro Santiago. Esta igreja racista que embranqueceu Jesus Cristo que ela defende, roga, propala, excluiu a religião de matriz africana da Vila da Copa do Mundo de 2014! Imagine! Esperar o que da igreja católica. Fingir que ela é ecumênica? 

Qual a origem de Jesus Cristo? Tinha como nascer branco no local onde ele nasceu? Não é difícil basta atualizar o mapa e verificar onde fica hoje a região onde ele nasceu. Como nasceria branco sendo filho de Maria e José, seria um adultério! E Maria não foi adúltera! Então vamos todos correndo para a missa  vemos e negação cotidiana de Jesus Cristo e não dizemos nada! Até ele mesmo vê e fica sorrindo achando engraçado vendo como foi branqueado portando olhos azuis e/ou verdes, dependendo do sabor do artista!

A igreja católica contribuiu e muito com a escravidão e só se abriu para a população negra para arrebanhar fiéis para dentro da igreja. Não aceitava padre preto. O Rei de Angola queria seu seu filho sacerdote da Igreja Católica, que queria as terras do Rei, mas a igreja não aceitou o sacerdote preto e africano. o Rei pensava que o seu filho poderia se sacerdote, lego engano! Estas informações estão no livro Agadá de Marco Aurélio Luz, 2000. A mesma Igreja Católica, depois vendo o sucesso das irmandades dos negros, a Boa Morte e do Rosário dos Pretos se autoproclama organizadora sempre excluindo os(as) negros(as). Volta e arrebata todas as Igrejas das Irmandades dos Pretos, estas que foram construídas com o suor dos(as) pretos(as) por que estes pessoas negras eram proibidas de frequentarem as igrejas, assim construíram as suas nos horários de descanso, preto só podia descansar pela noite. Se forem à festa da Boa Morte poucos pretos verão no altar. As prefeituras e governos começam a se meter nas festas para organiza-las e por fim excluem quem criou, os(as) pretos(as)!


A Lavagem do Bonfim, se formos pesquisar nos jornais dos séculos passados, no acervo antigo da Biblioteca Central dos Barris, leremos os absurdos que se falava dos(as) pretos(as) nesta festa, queriam até proibi-la, mas não conseguiram.  A lavagem que era dentro fecharam as portas da Igreja e ela passou a ser realizada fora, e depois fecharam os portões. Agora são lavadas as Escadarias da Igreja, fora dos portões da Igreja do Bonfim! A missa da primeiras Sextas-feiras e últimas do ano agora é celebrada fora da igreja, é realizada abaixo de um gazebo na frente da igreja. É assim, permanente exclusão do povo de dentro da igreja e diga-se de passagem pretos e pretas!

Infelizmente a nossa Igreja Católica, que diz ter um Papa moderno e consciente continua com a mentalidade escravista, racista colonial, enfim atrasada. Não sabe valorizar obras de arte por que e estupidez que embriaga a mente não permite !

Diante da história de exclusão dos pretos e pretas no Brasil não é novidade a Escola de Samba não ousar em colocar o seu Cristoxalá. 



                         Fonte: Extra online




    Fonte: Veja



A Iemanjá embranqueceram, mas ela é negra por que não é Afrodite!


Fonte: Ingrum



Poderia Ser representada assim, mas como preta?!??!?!?!

                  Fonte: Serpente Cósmica

Mas, para ser aceita a embranqueceram no Brasil e consequentemente na mangueira!

Fonte: Jornal O Globo

Mas ela pode ser encontrada em mais outras versões branqueadas.


   Fonte: Notícias Uol




Mas, na Bahia, podemos render homenagem ao único homem com coragem de colocar os nossos Orixás como cartão postal, o Cabeça Branca, ACM o velho.


   Fonte: Notícias Uol



Quanto à Igreja Católica, só lamento! O que ela deveria se preocupar é de ter deixado de fazer a opção pelos pobres com a sua Teologia da Libertação quando abandonou as periferias à própria sorte desde as décadas de 1990. As CEB (Comunidades Eclesiais de Base) que nas décadas de 1960 e 1970 conscientizava as pessoas, faz agora um paliativo igualmente às CF (Campanhas da Fraternidade) que não resolvem nada, pura conversa fiada!




Referências

Jesus Cristo não era branco: a jornalista americana ressuscitou o debate sobre a cor da pele de JC. http://www.diariodocentrodomundo.com.br/jesus-nao-era-branco-a-jornalista-americana-que-ressuscitou-o-debate-sobre-a-cor-da-pele-de-jc/. 

Quebrando mitos: você sabia que Jesus era negro? http://www.fatosdesconhecidos.com.br/quebrando-mitos-voce-sabia-que-jesus-era-negro/.

Tripé de Cristo-Oxalá da Mangueira não desfila por pressão da Igreja. Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/carnaval/tripe-de-cristo-oxala-da-mangueira-nao-desfila-por-pressao-da-igreja-21011634.html#ixzz4advZZ3uC

Pressão da Igreja faz Mangueira tirar Cristo-Oxalá da avenida. http://veja.abril.com.br/entretenimento/pressao-da-igreja-faz-mangueira-tirar-cristo-oxala-da-avenida/

Mangueira pede passagem com Iemanjá no ensaio técnico.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/carnaval/2014/mangueira-pede-passagem-com-iemanja-no-ensaio-tecnico-11483273#ixzz4adw8GGcy. © 1996 - 2017. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Rio-16 restringe religiões afro em centro na Vila Olímpica e gera crítica. https://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2016/07/06/rio-16-restringe-religioes-afro-e-espirita-na-vila-olimpica-e-gera-criticas.htm



Obrigada por visitar o blog!
Boa Leitura!
Rosi Barreto.

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário