quarta-feira, 17 de agosto de 2016

RIO2016: FALTA DE EDUCAÇAO DOMÉSTICA DA CLASSE ALTA MARCA AS ARQUEBANCADAS BRASILEIRAS

Esta postagem tem o objetivo avaliar como brasileiros e brasileiras se portam quando presentes em determinados ambientes. De onde vem a falta de educação e a sua falta de limites no Brasil?

Falar a verdade para a maioria do povo brasileiro é falar mal. Tradicionalmente  a sociedade brasileira não gosta de ouvir a verdade sobre ela mesma, fica brava e agressiva se for possível age com violência, por não ter argumento que justifique a sua postura. A falta de estrutura para ouvir a verdade e se autoavaliar, dificulta a modificação desta própria postura. Penso que a falta de noção sobre educação doméstica impede de ser feita uma autoavaliação.

Segundo informações numa pesquisa publicada no G1, no Brasil, os(as) professores(as) brasileiros(as) perdem 20% do seu tempo com bagunça em sala de aula. Muitas vezes para resolver o problema é necessário intimidação verbal entre alunos e professores. Por que? Os estudantes acham que o professor está errado e eles estão certos. E que vivemos num país democrático.

Nestas olimpíadas infelizmente mostramos o quadro de falta de educação doméstica, que certamente apelidaremos como irreverência. Ah! Temos o defeito de apelidar coisas quando queremos conseguir avaliação positiva enquanto sabemos que é negativa. Exemplo: Os políticos do PT (Partido dos Trabalhadores) eram contra as privatizações, mas quando ascenderam ao poder passou a privatizar, só que utilizando o termo concessão. Isto é mentir, enganar e ludibriar!

No governo do PT, também, pessoas que recebem salários brutos entre R$ 1.064 e R$ 4.591 são de  Classe Média. Salário bruto (aquele que ainda não sofreu os descontos de nenhuma taxa e imposto). Desde quando no Brasil se pode viver com este salário tendo direito a educação, saúde, lazer e cultura de qualidade diante da carestia que nos abate? Ou, desde quando, morador de favela e de periferia é integrante de classe média? Critérios para afirmar ser uma família de classe média também é ter em casa: geladeira, Televisor, com TV a cabo ou internet, máquina de lavar, fogão e aparelho celular. E mais, morar numa rua asfaltada e ter serviço de água encanada e luz elétrica. É uma surpresa diante de tanta pobreza, descobrir que faz parte de uma classe média. Pior, um órgão público ainda ressalta que é um fenômeno a nova classe média. Agora pergunto, seria fenômeno de que natureza? De verdade ou de mentira? Mas, grande parte da população afirma que a vida do trabalhador melhorou.

Pior, os critérios acima descritos são apontados pela Fundação Getúlio Vargas, um órgão governamental.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva, atestou para o mundo que o Brasil reunia condições de sediar a Copa do Mundo, das Confederações, Jogos Olímpicos de 2016 e Paralímpicos. O mundo viu o contrário, estes eventos na verdade serviu para beneficiar empreiteiros, grandes empresários e expulsões de pessoas pobres de suas casas. (Vide vídeos abaixo). Também para violentar moradores de rua. Estes foram arrancados das ruas com violência e truculência por agentes do governo que deveria defender a integridade física dos(as) brasileiros(as). Isto foi constatado por agentes do Serviço Social, mas os poderes públicos afirmam que não é verdade, e que os agentes são orientados a respeitar os moradores, e se for constatado qualquer medida desrespeitosa que abrirá uma sindicância. Claro que todos sabemos que não acontecerá.

O brasileiro tem o poder de tentar fazer as pessoas crerem que são loucas e que a mentira é verdade e com argumentos. A quem serviu os eventos que com alegria e lágrimas o ex-presidente Lula trouxe para o Brasil? Só não foi ao povo brasileiro. Nestes eventos os brasileiros pobres foram completamente desrespeitados.



E abaixo outras atitudes que atentam contra os direitos humanos que refletem descaso por causa das olimpíadas:



Voltando para o caso da falta de educação doméstica e falta de limites para quase tudo. Os exemplo acima aponta como se ludibria a mente das pessoas tentando fazê-la crer numa farsa. As atitudes políticas que não conseguem ver os limites, está na atitude do povo e da sociedade brasileira que é de onde saem os políticos brasileiros. 

Voltemos às torcidas. É bem verdade que para ser torcedor é importante ter autenticidade e personalidade, mas respeitando os limites que como foi descrito acima o brasileiro não conhece o significado desta palavra. Limites para o brasileiro é autoritarismo e ditadura, o brasileiro se diz democrático. Mas, qual o significado de democracia para esta sociedade: é fazer o que quer, quando quer, como quer e com quem quiser. Exemplifico com a atitude de Ingrid Oliveira, saltadora que pediu para à companheira de competição sair do quarto para ela dormir na Vila Olímpica com um colega de delegação. Nenhuma punição para ela. Falta indisciplinar.

Outros exemplos de falta de educação doméstica e de limites que estão divulgados pelo mundo. 

Político: Para jornal francês, o 'Congresso brasileiro é casa de “300 ladrões com título de doutor”. Não é complexo de vira-lata, é a verdade. Complexo de vira-lata é a posição de inferioridade que o brasileiro se coloca diante do mundo de forma voluntária. 

Torcida brasileira:  Infelizmente batemos recordes de muitas coisas negativas no mundo e nestes Jogos Olímpicos de 2016, fizemos questão de mostrar mais ainda a nossa falta de educação doméstica. Detalhe nas arquibancada não existiam maioria negra, nem moradores de rua, nelas existiam integrantes da Classe Alta, os que puderam pagar os ingressos. Demonstração de falta de educação não faltou. O narrador Galvão Bueno, gritou tanto por Michael Phelps, que paralisou a saída da prova de natação. Mas a matéria do Blastingnews, afirma que os gritos deram sorte o nadador, então os gritos foram bons!

Foram festivais de vaias a atletas estrangeiros. A torcida perdeu a noção de que estar na plateia de Jogos Olímpicos é diferente de estar num jogo de futebol, num BA X VI, FLA X FLU, ou num Fotraleza X Ceará. A nossa atuação foi ridícula e vergonhosa e repercutida internacionalmente. A torcida esqueceu ou não sabia, coitada que em modalidades como natação, corridas, ginástica artística e saltos o silêncio é fundamental para a concentração. E a nossa postura enquanto torcida foi digna de pena, faznedo jus ao comentário da atleta tcheca de vôlei de praia Slukova, segundo ela "Eu jogo há dez anos e nunca vivi isso. É um tipo de patriotismo. Eu acho que não é nada pessoal contra nós, eles só não sabem o limite entre o que é apropriado para o momento e o que não é mais. Nós também somos seres humanos". As vaias por certo desconcentraram o saltador francês Renaud Lavillenie, a nadadora russa Yulia Efimova, como não temos a capacidade de autoavaliaçao, esquecemos que Anderson Silva; nem o cilcista Kleber Ramos, pego por dopping na Rio2016 e nadador João Gomes que foi suspenso por 6 meses, nunca foram vaiados. Para iniciar a corrida é preciso Usain Bolt pedir silêncio?

Mas este é um comportamento cotidiano de quem não consegue compreender a noção de educação doméstica e de respeito. É digno de nota, que as pessoas presentes nos estádios são de Classe Alta e sem educação domestica. Dentre elas não existem moradores de ruas, nem negros. Num exemplo bem prático, no Brasil os professores perdem 15 minutos para apacentar a falta de educação domestica dos(as) estudantes, exemplo citado no início do texto.

Estes são fruto da falta de limites e impunidade cultivadas na sociedade brasileira. Podemos analisar por isto as modalidades de crimes e violência existentes no Brasil. Cito aqui a violência no trânsito, ciclistas são desrespeitados e até assassinados cotidianamente. O ciclista de Kosovo provou da imprudência e da falta de respeito dos(as) motoristas brasileiros(as) no acidente que sofreu. Retornará ao seu país sem dois dentes. E finalizo com o exemplo de Caio Bonfim, que todos os dias de sua vida em que saiu para treinar a marcha atlética, segundo o relato do atleta "Foram nove anos treinando e sendo xingado, falavam que eu rebolava, chamavam de veado, mandavam trabalhar. Mas está aí, tem um brasileiro quarto do mundo na marcha atlética". É assim que se resume a educação de alguns brasileiros que repercute de forma negativa, maculando a imagem do nosso país e nos envergonhando diante do mundo!

Nós brasileiros e brasileiras precisamos encarar a nossa realidade de frente para podermos modificá-la. Para isto é preciso encarar a verdade de frente e mudar esta postura. Compreender que a educação doméstica e formal escolar/acadêmica são importantes para erguer uma nação.

Referências

Falavam que eu rebolava, diz brasileiro após marca histórica na marcha atlética. <http://www1.folha.uol.com.br/esporte/olimpiada-no-rio/2016/08/1802227-falavam-que-eu-rebolava-diz-brasileiro-apos-marca-historica-na-marcha-atletica.shtml>.

Ciclista do Kosovo é atropelado próximo ao Parque Olímpico. <http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2016/08/16/ciclista-do-kosovo-e-atropelado-em-frente-ao-parque-olimpico.htm>.

O Maior Fenômeno Sociológico do Brasil: a nova classe média.<http://www.escoladegoverno.org.br/artigos/209-nova-classe-media>.

Professor no Brasil perde 20% da aula com bagunça na classe, diz estudo. <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/professor-no-brasil-perde-20-da-aula-com-bagunca-na-classe-diz-estudo.html>.

Para jornal francês, Congresso brasileiro é casa de “300 ladrões com título de doutor”<http://br.rfi.fr/brasil/20151110-jornal-frances-descreve-congresso-brasileiro-como-local-de-300-ladroes-com-titulo-de>.

Ingrid dorme com atleta, briga com parceira e quase acaba expulsa. <http://www.lance.com.br/rio2016/ingrid-dorme-com-atleta-briga-com-parceira-quase-acaba-expulsa.html>.

Torcida brasileira é criticada na mídia internacional por falta de etiqueta. <http://odia.ig.com.br/esporte/olimpiada/2016-08-09/torcida-brasileira-e-criticada-na-midia-internacional-por-falta-de-etiqueta.html>.

Narrador da BBC se irrita e manda Galvão Bueno calar a boca ao vivo na Olimpíada. Vídeo
<http://br.blastingnews.com/tv-famosos/2016/08/narrador-da-bbc-se-irrita-e-manda-galvao-bueno-calar-a-boca-ao-vivo-na-olimpiada-video-001062391.html>.

Falta de educação doméstica do povo brasileiro no trânsito: <http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2016/08/16/ciclista-do-kosovo-e-atropelado-em-frente-ao-parque-olimpico.htm>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário