sexta-feira, 12 de agosto de 2016

TRAÇOS DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

Uma imagem me chamou a atenção. Sei que muitas postagens no facebook não representam nem expressam o verdadeiro sentimento do usuário da rede social, mas deixa uma brecha para uma boa reflexão. 

Se existem pessoas que se incomodam com as publicações alheias temos a prova cabal de que não vivemos uma democracia, por que ela passa primeiro pelo respeito á opinião alhela. Segundo, Por não sermos democráticos nos incomodamos com as opiniões alheias e muitas vezes queremos uma homogeneização de ideias. Terceiro, no facebook trocamos ideias, a nossa opinião na rede social apenas mostra a nossa forma de pensar se retrograda ou conservadora, mostra também a nossa indignação.

Estas opiniões sem uma ação concreta estão longe de promover mudanças futuras se não estiverem atreladas a uma ação concreta, e em nada transformará o Brasil. Mostrará sim que em nossa sociedade existem pessoas que ainda preservam a sua integridade intelectual e são capazes de produzir críticas sérias ao nosso sistema político, econômico e social. 

O Brasil vive um clima naturalizado de racismo, xenofobia, homofobia, aliado à naturalização da impunidade, corrupção, assaltos, latrocínio, violência policial, uma guerra civil que insistimos em negar, por que brasileiro vive na negação e nunca admite quando algo está errado. Sempre quer convencer o outro de que o certo está errado. Um exemplo óbvio é que os jogos olímpicos estão acontecendo com segurança, mas Soldados da Força Nacional foram atacados a tiros, por que a nosso direito de ir e vir está cerceado. Mas vivemos uma democracia de direito!

O fato acima citado é outro traço da nossa falta de entendimento do que é ser democrático. Preocupo-me com o futuro do nosso país também, mas a nossa opinião no Brasil democrático não é considerada pelos dirigentes políticos brasileiros. Estes estão muito mais preocupados em se defenderem das acusações de corrupção e formação de quadrilha. 

Se vivêssemos uma democracia de fato e de direito Renan Calheiros nunca seria presidente do Senado, mas a presença dele neste posto mostra que tanto a opinião popular quanto os abaixo-assinados enviados à Brasília foram ignorados pelo nossos dirigentes maiores, por que? Se vivêssemos num país democrático, a opinião do povo seria ouvida e ele não estaria sentado na cadeira de usando o poder de presidente do senado para o impedimento de Dilma Russeff. 

A nossa capacidade de não aceitar a opinião alheia demonstra a nossa capacidade de exercermos a democracia e ela se expande para as ruas quando ontem a polícia em São Paulo recebeu estudantes com balas de efeito moral. Estes estudantes reivindicavam melhorias na educação e eram contra os cortes e privatização na educação, acho que os estudantes estão errados, certo é o governo que manda a polícia coibir tal manifestação de forma violenta, por que esta é uma mostra de que somos democráticos. E para o pleno exercício da democracia que se lança na população tiros de borracha e bomba de efeito moral. Enfim, somos verdadeiramente democráticos, sabemos verdadeiramente o que isto significa? Sim, sabemos por esta razão temos em nossa bandeira nacional o lema positivista: ordem e progresso. Seria mesmo isto? Aí é outra história!

Outra coisa, o brasileiro gosta mesmo de discordar   por que precisa mostrar a habilidade intelectual e nesta esteira a vontade mudar a opinião alheia.

Rosi Barreto
Boa Leitura!
Bem vindo(a) ao blogue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário