terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

BRASIL: país digno de infinitos estudos de mestrado, doutorado e pós-doutorado!

O Brasil é um país formado por pessoas: católicas, evangélicas, neo-pentecostais, enfim pessoas cristãs. No sentido denotativo cristão é: aquele que se diz ou aquele que professa ou frequenta igreja de uma modalidade de cristianismo, ou, que é conforme ou compatível com os princípios do cristianismo. Quais são estes princípios: seguir os 10 mandamentos, a lei do amor e da solidariedade. Com base neles as igrejas evangélicas, pentecostais, neo-pentecostais se proliferam pelo Brasil com muita facilidade. 

O povo brasileiro realmente gosta de fazer ações humanitárias em países estrangeiros, se compadece com os atentados em países europeus, no entanto não conseguem o mesmo quando alguma injustiça acontece no Brasil. Ao mesmo tempo que seguimos o evangelho, levamos milhões às ruas em procissão e cultos evangélicos louvando a Deus conseguimos conviver com:

a) O extermínio da população negra e compreende que todo preto é ladrão, muitos negros são assassinados no Brasil por que o policial pensa que o negro é ladrão. 

b) Somos democráticos, mas quando temos um projeto fazemos propaganda para convencer o outro de que o meu projeto é bom, mesmo que exista outra possibilidade de fazer diferente. Gostamos de protesto pacífico, por que se não for: bomba de gás, ou seja de efeito moral, bala de borracha etc. Se correr e um policial estiver passando ele atira, mata e só depois se saberá se a pessoa é um bandido ou não. Pessoas não podem correr se a polícia abordar sob a pena de ser assassinada e a população apoia questionando: porque correu? Detalhe, a nossa justiça é a morte a exemplo de "Vigiar e punir' de Faucoult: bandido bom é bandido morto e ficamos todos felizes comemorando o suplício, mentalidade do século XVIII.

c) Somos amigos, receptivos festejamos os amigos, abraçamos, beijamos só enquanto convivemos com as pessoas as quais dizemos que são amigas e gostamos e quando podemos tirar proveito próprio daquela amizade. Senão, quando os "amigos" que se abraçavam, saíam juntos, se beijavam se distanciam se esquecem que um dia foram "amigos", problemas com a memória, que segue no tópico abaixo.

d) A memória curta, então esquece com muita facilidade e votam nos políticos corruptos para se perpetuarem no poder, inclusive os que nada fizeram para minimizar o extermínio da população negra; a saúde pública permanece igual. Comemora uma lei de cotas que nem todos os negros se beneficiam, apenas se estudarem na escola pública e a família receber até 2,5 salários mínimos. No entanto os mortadelas comemoras projetos sociais do Bolsa Família que já existia com o nome de Bolsa Escola e FIES que também existia antes como Crédito Educativo, além das privatizações que o PT era contra e depois que dominou o poder começou a privatizar mas dizia que fazia Concessão. Enfim, vivemos numa democracia onde um não respeita o direito do outro pensar diferente. Se sou PSDB sou "coxinhas" e PT "mortadela" bem democrático.

e) O Movimento Negro brasileiro, ativo por muitas décadas, é responsável  por muitas vitórias. Mas a luta se perdeu no caminho, pouco atua significativamente no caso do extermínio dos jovens negros. Não conseguimos desenvolver a autoestima dos negros e negras brasileiros(as), que permanecem num estado de alienação grandíssimo. Fica-se feliz quando Beyoncé ganha um prêmio, mas no caso dos negros famosos brasileiros não vejo um jovem negro das escolas públicas exaltando um famoso, intelectual ou cientistas negros no máximo se exalta jogadores negros. Como parte do caráter nacional o negro brasileiros não gosta dele mesmo, como o brasileiro não gosta (branco ou negro) e temos a tendência a formar cartéis. Formamos grupinhos e discriminamo-nos entre nós mesmos. Excluímos o nosso irmão, o nosso igual.

f) Quando um(a) negro(a) consegue êxito em alguma coisa evidenciamos imediatamente: uma pessoa negra, e pobre e favelada.


g) Gostamos muito de fazer comédia com coisas que são sérias e desrespeitosas. Uma pessoa desrespeita o trânsito e dá o dedo médio para a repórter e o que temos: Um mix do desrespeito. Vejam abaixo:





h) Em meio aos caos, violência policial, políticos corruptos, impunidade e reforma trabalhista que talvez aumente em duas horas a hora trabalhada ainda assim trabalhadores explorados felizes dançam alegremente no pátio da empresa.





i) Acho que somos o único país no mundo que estudantes permanecem na escola por 8 anos e saem sem falar a sua língua materna e o inglês.

j) E a amizade. Ela é fervorosa enquanto as pessoas estão próximas das outras, convivendo cotidianamente. No momento que por algum motivo acontece um distanciamento. Acabou!!! Ela só tem um pouco de durabilidade quando da amizade se cogitar tirar algo de proveitoso do outro. A famosa lei Gerson.

Temos super heróis lendários: Homem Aranha, Super-homem, Lanterna Verde, Homem de Ferro, Capitão América, Nacional Kid, Power Rangers, no Brasil temos o Homem Cueca, casado com a Mulher Calcinha e têm o filho o Menino Fralda. Este super herói cobra R$ 100,00 reais para ajudar ao seu próximo, pede o dinheiro do transporte e está na Netflix para ser acessado pelo mundo. Ele é um belo exemplo do cidadão corrupto cotidiano que quer levar vantagem em tudo. Talvez, quem sabe no dia que tomarmos consciência disto possamos ser um país melhor.

No que tange ainda á população negra. O Ilê Ayiê foi pioneiro na luta antirracista. Desenvolveu a autoestima das mulheres negras no que se refere à estática, tem um bom projeto de educação na Escola Mãe Hilda e cursos profissionalizantes. Mas é um bloco elitista: não se consegue uma entrevista para pesquisa,  visitar uma biblioteca tudo com muita dificuldade. Inclusive a casa grande que assiste o desfile do Ilê Âyiê, por que no seu camarote a maioria dos foliões são brancos. Um dia levei o meu filho para ver o bloco afro e o camarote. E ele me perguntou por que tinha mais brancos do que negros. Eu respondi que a maioria da população negra é pobre e ele me respondeu. Mas, minha mãe porque eles não trocam o ingressos por alimentos não perecível. Envergonhada saí daquele lugar e fui embora diante da observação de uma criança de 7 anos de idade.

Outra coisa, no Brasil onde tem um índice de extermínio da população negra tem altíssimo com repercussão internacional as pessoas se chocam e se revoltam quando morrem animais. Não que os animais sejam renegados, mas por saber que um negro no Brasil vale menos que um animal.

Talvez no dia que a nossa sociedade tomar consciência disto sejamos melhores, por que enquanto somos apenas os homens e mulheres cordiais.

Obrigada!
Boa leitura!
Rosi Barreto 


Nenhum comentário:

Postar um comentário