segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO BRASIL É UMA UTOPIA


Fonte: You Tube

Hoje acordei e ao verificar a internet recebi este vídeo de meu filho. Estava na página do Facebook, PorQueNão? A minha reflexão é a seguinte. Para rolar educação assim no Brasil as pessoas precisam ter educação doméstica em primeiro lugar, respeitar o outro. Segundo saber exercer a cidadania e democracia, pessoas com a compreensão deturpada destes conceitos não sabem exercer a cidadania e se mantém na submissão sem noção de organização para as conquistas sociais. 

A mentalidade não se modifica no Brasil por que existe a perpetração da mentalidade escravista, da época da colônia, ela ainda é patriarcal e exercemos o patrimonialismo sempre. Quanto a inclusão social, os políticos brasileiros não conseguem governar sem miséria, por aqui é necessário projetos sociais para manutenção da pobreza, sendo assim não crescerá, o crescimento e desenvolvimento para o Brasil é uma utopia. A sociedade brasileira têm mentalidade escravista e não admitirá jamais o filho do rico estudando com o filho do pobre, ela se felicita com camarotes nas festas para não haver misturas, é preciso demarcar os lugares dos que podem e dos que não podem pagar. 

É preciso que a educação seja além de tudo citado acima promotora do conhecimento e aprendizagem, que não tenha como objetivo final apenas a nota a qualquer custo com o aval da população e educadores. Estes também gostarem de estudar e não concordar com as manipulações feitas pelo Ministério e Secretarias de Educação. A própria classe docente é dividida, os universitário que vivem em grupos fechados, imaginam-se melhores que os da educação básica, estes ganham um salário bem menor, a divisão de classe dentro da classe docente, 

O brasileiro precisa viver fora do infantilismo, do facilismo, de um sistema que aprova estudantes formando-os analfabetos funcionais com o aval dos próprios docentes que sem noção do que é ser cidadão e democracia aceitam tudo que vem dos órgãos superiores que elaboram os projetos da educação brasileira perpetrando a promoção da ignorância social projetada. 

É uma verdadeira utopia o projeto de educação brasileira como a da finlandesa, para isso a população precisa querer e ademas, os políticos também brasileiros saem da sociedade brasileira. vivemos felizes numa sociedade que permite e convive feliz com a impunidade, a corrupção, a injustiça social, racismo, feminicídio, transfobia, xenofobia, intolerância ao candomblé, umbanda e espiritismo. Nunca faremos educação no Brasil assim por que não é a prioridade. 

As verbas públicas, muitas das vezes servem para a corrupção desenfreada não para investimentos sociais. Enfim, para uma educação coma a finlandesa é preciso iniciativa dos políticos brasileiro estes não precisam de uma sociedade educada e sim com baixa autoestima, aterrorizada, expropriada de seus direitos, submissão ao capital estrangeiros das empresas multinacionais atuando diretamente no mercado interno. Capital estadunidense: Walmart ela é  a mesma antiga Rede Hiperbom Preço, Sam's Club, Todo Dia Max Atacados, Mercadorama e Nacional. E a GPA - Grupo Pão de Açúcar que é a mesma Assaí, Pão de Açúcar, Jumbo, Casas Bahia, Ponto Frio, Extra, Partiu Viagem, E-hub, Cdiscount, Taeq, Club des Sommemliers, Casino, Filnadek, Qualitá, Caras do Brasil, Bartira e Chef.

Para não ficar a trás a Rede Cencosud chilena se uniu às GBarbosa, Mercantil Rodrigues, Perini, Bretas e Prezunic. Sem falar na linha chilena Krea. Assim, os políticos vão fazendo as leis beneficentes, escravistas e vendendo todo o país para empresas estrangeiras enquanto vivemos felizes na alienação sem saber muitas vezes como anda a política econômica no território nacional, até por que a maioria das pessoas, mesmo as que estudam vivem alheias ao conhecimento e fechadas em suas caixinhas se achando o rei e rainha da cocada de todas as cores, o último pacotinho de biscoito e e último suco ou gole de água do deserto.

Enquanto vivermos assim, jamais teremos uma educação como na Finlândia, que é um projeto de governo. O nosso governo nunca teve projeto de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário