terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

TODOS OS DUBLADORES DE PANTERA NEGRA NO BRASIL SÃO BRANCOS!!!???!!!

Estava com o meu filho hoje e ele me informou que todos(as) os(as) dubladores de Pantera Negra são brancos. O que não me surpreende, visto que vivo num país racista, onde pessoas negras só podem protagonizar personagens envoltos em bandidagem e tráfico. Mesmo assim se o traficante for protagonista é branco como foi o caso de Caio Castro em I Love Paraisópolis, Emílio Dantas e Juliana Paes em Força do Querer. No filme Linda de Morrer Suzana Vieira interpreta uma mãe de santo e Priscila Marinho a empregada doméstica cujo nome e fotografia não aparecem na publicidade do filme como se pode ver na Figura 1  e mas aparece no cartaz do filme, Figura 2, por que não podiam omitir.

    Publicidade do filme Linda de Morrer

   Figura 1. Fonte. Adoro Cinema.
                          

                            Cartaz do filme Linda de Morrer com Priscila Marinho
 
                           Figura 2

No cinema ou novelas brasileiras quando o protagonismo é algo referente à população negra que gera autoestima e a mesma tem a possibilidade de brilhar, este brilho é legado ao(a) artista branco(a), que tem sempre todos os privilégios na sociedade. A mentalidade da sociedade brasileira que detém o poder continua paralisada na época do Brasil Colônia, perpetrando o racismo e ancorada no autoritarismo.

Outro exemplo de racismo explícito foi com o boneco Finn do filme Star Wars que por ser negro encalhou nas prateleiras da lojas brasileiras. O filme era estrangeiro e não teve nenhuma fórmula para embranquecer o protagonista nem filmar um Star Wars à brasileira.




Agora é a vez do filme Panter Negra que vem protagonizado por maioria negra,  mas no Brasil não racista nenhum dublador é negro. Com certeza negros não sentem vontade ou não gostam de ser dubladores, assim como não gostam de viajar de avião e nem assistir os jogos da copa do mundo no Brasil, alí contávamos os negros e negras na torcida. Deve ser por que no país do futebol, os negros não gostam de ir aos estádios.

Pantera Negra

Pantera Negra é um super-harói de história em quadrinhos, publicado pela Marvel e criado por Stan Lee e Jack Kirby no ano de 1966. Ele é príncipe de um reino fictício da África.

    Fonte HQ Fan


Embora exista racismo nos EUA, diferente do Brasil os grandes estúdios cinematográficos conseguem encontrar negros para atuarem em diversos filmes com temáticas variadíssimas, diferente do Brasil que a agência +Add Casting afirmou à Netflix "ser difícil encontrar ator negro bonito no Brasil", e os protagonistas de 3% foram brancos e não são bonitos. 

O filme Pantera Negra é digno de comemoração, pela história, efeitos especiais, fotografia, no entanto o brilho para a dublagem brasileira foi exclusivo para os dubladores brancos, o que nos remete ao racismo explícito no Brasil onde existe um lugar específico para a população negra. É a favela, a bala do soldado do exército, os serviços gerais e os subempregos.É importante denunciar estes grandes atos racistas. Temos que comemorar pelos EUA por que no Brasil dificilmente teremos uma obra prima, ou novelas que visibilizem a beleza e heróis negros brasileiros.

Rosi Barreto
Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário