quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

DESINTERESSE DOS GESTORES BRASILEIROS NA EDUCAÇÃO DO FILHO DO TRABALHADOR





Bom dia! Respondendo ao questionamento de minha colega Verônica!

O problema da educação no Brasil é que ela nunca foi do interesse dos gestores e isto é histórico. 

1º) Nunca existiu unidade nos projetos educacionais, sempre que existia algo que poderia dar certo alguém tinha um a ideia brilhante de fazer algo para ela dar errado. 

2º) Embora finjamos enxergar, a grande maioria dos brasileiros eram e são negros(as) para estes(as) a educação era proibida, sendo assim a maioria da população brasileira por ano a fio permaneceu no analfabetismo. 

3º) O governo brasileiro não resolveu o problema no pós-abolição, sendo assim promoveu a imigração de europeus com ela a educação para estes, tendo como consequência a marginalização da população negra principalmente no que tange á educação. Os negros e negras que se alfabetizaram foi por responsabilidade das irmandades negras brasileiras, Frente Negra Brasileira e Teatro Experimental do Negro. Os negros que estudavam eram os escravos de ganho, por que serviriam para o progresso do escravagista.

4º) Com o passar do tempo, o negro pode adentar á escola na década de 1930; A alfabetização era voltada apenas para que as pessoas apenas assinassem os seus nomes. Logo depois para dinamizar o processo de industrialização no Brasil a formação profissional sob responsabilidade do SESC, SENAC e SESI. Só depois o Estado brasileiro assume a educação da nação. Então a escola pública se voltou para a formação profissional dos filhos dos trabalhadores que são a maioria dos estudantes da escola pública, quando tinham os cursos profissionalizante. Isto no momento de industrialização brasileira. Depois que os filhos dos trabalhadores conseguiram se profissionalizar e as indústrias indo de vento em popa. Vemos logo abaixo a síntese do processo histórico da educação brasileira

5º) Depois o sistema educacional optou por formar o filho do trabalhador para a vida e para a cidadania o curso profissionalizante se tornou o Ensino Médio que conhecemos hoje que deveria formar o filho do trabalhador para fazer uma graduação. E Paralelo a isto, vem o sucateamento da educação, os salário baixo e a elaboração e perpetração da baixa autoestima dos professores. 

6º) Vieram o método Lancaster, os CPAs, Telessalas, Supletivo, Aceleração, são seus discípulos, cópias pioradas. Agora facilitamos a aprovação dos estudantes, mesmo eles com nota 1,0 numa prova de recuperação, são aprovados para séries posteriores, sendo empurrados para frente com o prejuízo no aprendizado. 

7º) Processo de desenvolvimento de baixa autoestima com este processo em que um estudante se esforça estuda para lograr aprovação, enquanto outro que nada faz também consegue o mesmo logro da aprovação sem méritos. Além de ser o exercício do jeitinho brasileiro. Nem todos nasceram para serem empreendedores, artistas etc. os que nasceram para estudar, fazer uma faculdade, mestrado, doutorado, pós-doutorado como poderão fazer num sistema sucateado de todos os lados promovendo a baixa autoestima de todas as pessoas envolvidas no processo educativo. Temos como exemplo as ações do nosso governo

8º) Agora os nossos políticos querem regular os conteúdos socializados na sala de aula e se estiver voltado para desenvolver o senso crítico dos estudantes será punido. Por outro lado, a maioria dos estudantes das escolas públicas brasileira são brancos ou negros? E em que sociedade vivemos? Para uma pessoa se sair de forma como muito de nós esperamos é importante que as pessoas professores e estudantes sejam bem fortes para enfrentar os projetos sucateadores da educação perpetrado por todos os gestores municipais, estaduais e federal brasileiro. A educação nunca foi e nunca será a preocupação no Brasil.  Nós dentro de nossa sala de aula que devemos fazer isto.

9º) Existe uma coisa que gostamos muito, o jovem aprendiz, dinheiro no bolso dos estudantes, ao mesmo tempo que são direcionando para o mundo do trabalho sob alegação de primeiro emprego e colaboração na renda da família, aliado a inserção no mercado de trabalho sem que o empregador assuma os ônus das responsabilidades trabalhistas contratando de forma legal homens e mulheres em idade de realmente estar inseridos no mercado de trabalho? Existem ofertas de projeto de menor aprendiz nas escolas como: Anchieta, São Paulo, São José dentre outras?

10º) Não nos é dado tempo para desenvolvermos habilidades com os estudantes devido às grandes reviravoltas da próprios órgão que pensam a educação no Brasil, vejam o fechamento das escolas públicas em São Paulo? As secretarias de educação inventa coisa por cima de coisa.

11º) Juntando tudo isto, está a fórmula e resultado do experimento para o fracasso permanente da educação da nação. Assim todos nós somos culpados, a sociedade brasileira é culpada, e tudo piorará enquanto continuarmos envoltos em nossa individualidade e principalmente sem dar oportunidade aos jovens negros brasileiros.

Concluindo, o  resultado da democracia brasileira se expressa nos vídeo desta postagem e a falta de oportunidade perpetrada para a população negra no Brasil até a presente data e impregnada na nossa sociedade. O que maioria dos nossos estudantes passam e pelo exercício do racismo estrutural antinegro brasileiro, que se interessa na manutenção do negro na margem da sociedade brasileira. O que grande parte de nossos estudantes  passam é resultado do racismo brasileiro, embora muitos de nós neguemos veementemente. A Casa Grande Não aguenta ver a Senzala fazer parte da sociedade em qualquer setor que não sejam nos serviços que na escravatura era dirigido para negros e pardos, ou seja, os ex-escravos e libertos.
É assim!

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