quarta-feira, 13 de julho de 2016

BRASILEIRO NÃO GOSTA DE BRASILEIRO? PORQUE?

Inicio este manuscrito com a fala do governador do Rio de Janeiro quando trata do tema: realização das olimpíadas do Rio de Janeiro.  Os governos municipal, estadual e federal se uniram para as olimpíadas do Estado supracitado. Os turistas e atletas devem ter pronto atendimento de saúde durante o evento esportivo. Além de vagas e leitos reservados para atendimento durante os jogos, serão disponibilizadas 146 ambulâncias para atendimento. Segundo o governo do Brasil as ambulâncias serão distribuídas para outros Estados. Tendo o Brasil 27 Unidades Federativas, serão em média 5 ambulâncias para cada um deles. Com as dimensões territoriais brasileiras, pode? Conforme a opinião do governador do Rio de Janeiro Francisco Dorneles, “Este apoio é extremamente importante para trazer ainda mais segurança para atletas, turistas e toda a população, neste período em que todos os holofotes estarão voltados para o Rio de Janeiro”. 

O governador ainda revela que, “Nada do que foi acordado para o projeto das olimpíadas deixará de ser cumprido. Estamos buscando esse ajuste para que todas as responsabilidades sejam concluídas a tempo”. Segundo a matéria do Jornal do SBT, até os salários dos funcionários da Secretaria de saúde serão pagos em dia, para garantir o atendimento durante os jogos. Foi criado um Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde, desde o dia 5 de julho para montar as medidas paliativas para a realização dos Jogos Olímpicos. Outra medida inusitada é que os detentos não podem ficar internados durante as olimpíadas e foi desenvolvido um aplicativo para resolver também problemas de saúde no Rio de Janeiro.

Mas... a pergunta que não quer calar na garganta dos brasileiros. Porque esta atitude não é tomada cotidianamente no Brasil? Com uma pesquisa básica pela internet é possível observar no nosso país  a situação caótica em todos os Estados. Saúde, educação e segurança são de péssima qualidade. Quase todos os dias pessoas morrem vítimas de bala perdida e os responsáveis dos por órgãos governamentais afirmam que é esta a realidade, que a situação já foi pior. O que nos deixa compreender que nenhuma atitude será tomada referente aos mortos por bala perdida nas periferias brasileiras por parte do governo brasileiro, e principalmente nos morros do Rio de Janeiro. 

Infelizmente uma obra prima de Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil publicada no ano de 1936, é atual no que tange á cordialidade brasileira. Ele aponta no capítulo 'O homem cordial' a capacidade do brasileiro viver de aparência, o que se reflete na fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando internacionalmente afirmou que o Brasil tinha condições de sediar as Olimpíadas e os Jogos Olímpicos, o que pelos desdobramentos dos acontecimentos (protestos nos dias de realização da Copa das Confederações) se pode observar que não correspondia à verdade. 

A mesma inverdade se repetiu na Copa do Mundo de 2014 e agora nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O Brasil a cada ano se afunda no caos. A maioria dos parlamentares envolvidos com corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Cada um deles recebendo salários exorbitantes e aumentando os impostos para garantir que os cofres públicos sejam abastecidos com a extorsão da população inteira. A realização da Olimpíada do Rio de Janeiro causa revolta na população pobre brasileira, sempre desassistida e convicta que é por vontade política, sim, por vontade política. Sim! Por que agora os governos se unem para garantir a realização dos jogos e garantir a saúde dos atletas e turistas, só no final de sua fala, o governador cita os habitantes do Rio de Janeiro, ou seja os brasileiros(as).

A mentira continua aumentando dor do brasileiro que sente vergonha quando vê um exemplo ridículo do Secretário do Ambiente do Rio e Janeiro. Este em vez de se comprometer com a melhoria do ambiente, mergulha na Baía de Guanabara, poluída,  para garantir que as provas de vela podem se realizar. A matéria comprovando este parágrafo está no G1, programa, Fantástico.  A matéria se intitula: Secretário mergulha na Baía de Guanabara em defesa das competições olímpicas. O gestor desconsidera a saúde de todos(as) os competidores.

Vergonhosamente vemos dois vídeos, verídicos que resumem em minutos a irresponsabilidade do povo brasileiro. O primeiro intitulado China humilha o Brasil com vídeo das olimpíadas e o segundo Gringos fazem chacota do Brasil nas Olimpíadas 2016 e pedem cancelamento. Ambos estão com links citados nas referências.

 Somos ainda governados por pessoas com a mentalidade colonizada, desrespeitosa com o povo brasileiro e com os outros povos. Vivemos na contemporaneidade com a mentalidade colonial, quando os brasileiros deviam respeito à colônia, Portugal. Enquanto estiverem turistas no território brasileiro, o sistema de saúde será "melhorado". Depois das olimpíadas tudo voltará ao normal. Os tiroteios e mortos por bala perdias, explosão de caixas eletrônico dos bancos, casos e casos de corrupção envolvendo parlamentares que estão no poder, escolas depredadas, salários baixos para funcionários públicos da saúde, educação e segurança, assaltos cotidianos, violência urbana, impunidade etc.

Mas..... como somos o país da cordialidade seguiremos afirmando que está tudo bem. 


Referências

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-05/olimpiada-acordo-entre-governos-garante-assistencia-saude-durante-os-jogos.

Jornal do SBT

Secretário mergulha na Baía de Guanabara. Disponível em: < http://g1.globo.com/fantastico/videos/t/edicoes/v/secretario-mergulha-na-baia-de-guanabara-em-defesa-das-competicoes-olimpicas/4152880/>

China ironiza o Brasil com vídeo das olimpíadas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SuOQO6oFwIs>.

Gringos fazem chacota do Brasil nas Olimpíadas 2016 e pedem cancelamento. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=D3tTTvidToc>.
 

Rosi Barreto!
Boa leitura!

Obrigada por visitar o blogue!
Thank you for visiting the blog !
Gracias por visitar el blog!
Merci de visiter le blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário