terça-feira, 19 de julho de 2016

RIO2016: O BRASIL DEMOCRÁTICO E MESTIÇO QUE EXCLUI A RELIGIÃO DOS(AS) NEGROS E NEGRAS

O Brasil é um país magnífico, lindo e igual. Ah! e principalmente democrático. Segundo a presidente Dilma Russef valorizamos a diversidade. Mas... diversidade de que? O Brasil não se cansa de excluir a população negra. Sempre foi assim. Mas para a sociedade brasileira deveria haver um boicote de tudo, por que somos a maioria. Nós negros deveríamos boicotar tudo!

Os jogos olímpicos são uma festa, uma oportunidade de mostrar o Brasil para o mundo. Mas, que Brasil? O Brasil da  mentalidade colonial e provinciana. As atitude falam por si. Como se não bastasse os compromissos não cumpridos para a realização desde a Copa do Mundo até às Olimpíadas de2016 agora mais uma postura que envergonha mais uma vez o Brasil. Como somos iguais e respeitamos a diversidade no Centro Ecumênico não tem representadas as religiões de matriz africana. Porque é uma religião dos descendentes de africano(as). Mas, eu penso que o Centro tem a responsabilidade de mostrar as religiões com mais adeptos no mundo, não as mais praticadas no Brasil. Mas, também não é isto segundo a resposta do padre.

Enfim, vamos mostrar as religiões das quais os atletas são adeptos ou as presentes no Brasil? Pelo que eu sei o cristianismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo e budismo não são maioria no Brasil! Mais uma postura da mentalidade colonizada, agradar aos estrangeiros. Além disto o (a) brasileiro(a) tem sempre uma justificativa. A culpa é do outro, do COI, mas... este órgão conhecesse a sociedade brasileira em sua diversidade em todos os sentidos, principalmente religiosa? Contudo o padre Leandro Lenin, afirma "o centro vai ter espaço para representação dos seguidores do cristianismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo e budismo. Entretanto, embora tenha grande penetração no universo religioso do brasileiro, religiões como o Candomblé ou a Umbanda foram deixadas de fora."

É explícita e proposital a exclusão! E o interessante que no geral, é que os padres em suas homilias destacam o respeito, um discurso pela igualdade e na prática é o primeiro a discriminar. As homilias, as Campanhas da Fraternidade mão passam de balelas e "conversa para boi dormir" Mas não podemos esquecer que ele faz parte de um universo excludente, que fez parte por mais de 100 anos do cenário escravista. Também cometiam chacinas, ateavam fogo em pessoas, torturavam e tudo mais. Nada se pode esperar mais dignidade desta instituição. Até por que esqueceu também dos espíritas e evangélicos. Ah! mas o espaço do centro ecumênico é pequeno. Sem problemas sempre fazemos coisas "para inglês ver", ou seja, turistas e jogadores estrangeiros verem. 

Novamente estamos dando a mão à palmatória, sendo mais uma vez motivos para críticas e mostrando a nossa incapacidade de respeita verdadeiramente a diversidade brasileira.  Muitos estrangeiros conhecem e sabem das religiões de matriz africana no Brasil. A quem os líderes brasileiros pensam que enganam?

A exclusão da população negra no Brasil não vem de longe, a polêmica não é nova. Há muitos anos a exposição de bonecas vestidas de baianas causou furo na sociedade brasileira. O samba foi exportado mundialmente na voz de Carmem Miranda, uma portuguesa. É assim no Brasil! Esta polêmica pode ser lida no texto. O mistérios dos orixás e das bonecas (Link nas referências).

Enfim, este é o Brasil brasileiro, mulato izoneiro ....racista, excludente e homofóbico. Mas, não faltam pessoas para dizerem que ele é democrático e a atitude do padre com certeza é democrática, mas a democracia do Brasil. 

Referências:

Comitê Olímpico deixa religiões africanas fora do Centro Ecumênico dos jogos. <http://www.surrealista.com.br/2016/07/comite-olimpico-deixa-religioes-africanas-fora-do-centro-ecumenico-dos-jogos/>

Organização Olímpica exclui representação de religiões africanas do Centro Ecumênico. <http://www.conexaojornalismo.com.br/colunas/astral/religiao/cob-veta-religioes-africanas-no-centro-ecumenico-do-rio-63-44380>.

O mistério das bonecas e dos orixás. <http://ceas.iscte.pt/etnografica/docs/vol_04/N2/Vol_iv_N2_233-266.pdf>.
Boa Leitura!
Rosi Barreto!

Obrigada por visitar o blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário