terça-feira, 6 de setembro de 2016

CONTRADIÇÃO: EQUIPE DE REFUGIADOS COMPETINDO NAS OLIMPÍADAS DO RIO 2016

 A finalidade dessa participação especial nos Jogos é chamar a atenção do mundo esportivo para o problema dos refugiados. Mas por que existem os refugiados? Colonização europeia, exploração europeia das riquezas naturais em África e Américas. Conflitos provocados por europeus nas zonas de onde se origina os refugiados. No caso brasileiro durante a invasão dos portugueses ao Brasil provocando genocídio e etnocídio indígena e saqueando as riquezas naturais. Logo depois num ato de desrespeito a humanidade escraviza os africanos e seus descendentes por mais de 100 anos. O vídeo abaixo ilustra o problema da imigração para a Europa e serve para o Brasil.


O problema dos refugiados no mundo no ano de 2015 cresceu bastante e lido por meio dos fatos históricos. Eles não mentem e mostramos meandros dos países europeus para manter determinados países em suas situações de subdesenvolvimento. Além desta situação promove o sentimento de baixa autoestima, subdesenvolvimento de raciocínio e mental. Ou seja, escravidão mental onde as pessoas não conseguem compreender que a riqueza europeia se deu por conta de atos desumanos em África e Américas. Por sua vez os líderes corruptos de muitos países colaboram com a derrocada dos seus próprios países juntamente com a sua população. a pobreza impera enquanto líderes como o brasileiro, Michel Temer que derruba a ex-presidente Dilma Russef por crime de responsabilidade fiscal e após o impedimento da ex-presidente supracitada o mesmo presidente que a condenou  torna legal o que horas antes era crime.

É uma contradições que penso, nem os refugiados conseguem notar é que a participação nos Jogos Olímpicos não resolverá o problemas internos dos países de cada um deles. Os problemas políticos são maiores e ainda perduram os interesses colonialista e dos líderes de cada governo. Outro fato a se pensar pelos habitantes dos países é de como os seus países destruíram outros nos quais existem refugiados. Ah! colonização mental, foram convencidos que não haveria vida sem a presença de países europeus e assim são contrários aos imigrantes que sofrem por ações políticas já citadas acima. E como os habitantes de países invadidos por refugiados reagem à presença dos refugiados. Resposta: XENOFOBIA.

Como o Brasil recebe e trata os(as) refugiados(as)? Se forem negros da pior forma possível e se for branco terá até empregos garantidos. Muitos haitianos abandonaram o Brasil por maus tratos por serem negros. Por ser racista o Brasil apoia a iniciativa dos Jogos Olímpicos, se utiliza de forma positiva dos atletas refugiados para distorcer a forma como "trata" os(as) imigrantes negros(as).

Citar casos de africanos e haitianos imigrantes no Brasil. Os links abaixo mostra como são tratados os imigrantes negros no Brasil.

1 - Aqui o título da matéria minimiza o problema racial no Brasil quando trata o racismo como preconceito:
Haitianos enfrentam preconceito e abusos no Brasil. <http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/haitianos-enfrentam-preconceito-e-abusos-no-brasil>.

2- Refugiados relatam casos de racismo, xenofobia e exploração no Brasil.<http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/haitianos-enfrentam-preconceito-e-abusos-no-brasil>.

3 -9 haitianos sofrem racismo e ameaças no Parana. <http://www.geledes.org.br/9-haitianos-sofrem-racismo-e-ameacas-no-parana/>.

4 -No título desta matéria o crime de racismo, que provocou um homicídio que é encarado como crime de ódio. Haitiano é morto a facadas em Santa Catarina e a polícia investiga possível crime de ódio. <http://www.brasilpost.com.br/2015/10/20/haitiano-morto-sc_n_8336614.html>.

5 -Senegalês queimado viaja para a Serra do RS e cogita voltar à África.<http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/09/senegales-queimado-viaja-para-serra-do-rs-e-cogita-voltar-africa.html> 

Os cinco exemplos acima ilustram a forma como o Brasil trata os refugiados negros.abaixo citaremos como o Brasil sempre recebeu o imigrante branco. A história do Brasil é notória quando com dinheiro da escravidão promoveu uma campanha de imigração de europeus para branquear a sociedade brasileira. Estes imigrantes diferentes dos africanos e seus descendentes tiveram direito a: salário, trabalho, escola para os seus filhos e terras. 

No link seguinte observamos a forma como o Brasil recebe os sírios: Sem programa específico para refugiados, Brasil põe centenas de sírios no Bolsa Família. Por que estas medidas não foram tomadas também com os haitianos? A ex-presidente Dilma Russef afirmou que o Brasil está de braços abertos para os refugiados, só esqueceu de dizer que estes deveriam ser brancos ou de estereótipos aproximado dos brancos. Ter refugiados competindo é uma forma que o Brasil utiliza para maquiar o racismo antinegro brasileiro.
Misenga refugiado congolês no Brasil no ano de2013, no programa Balada Olímpica da Rede Globo de TV, desconsidera o racismo brasileiro. Claro por que a rede de TV também é racista e jamais abordaria  o cerne da questão racista brasileira fomentada por ela mesma em sua programação e novelas. Interessante que para identificar a atleta congolesa o apresentador viu de imediato o cabelo e todas(as) os atletas têm cabelos por que identificá-la imediatamente pelos cabelos? O programa com a participação de Misenga pode ser assistido no link abaixo.
1 - Popole Misenga, do time olímpico de refugiados, ganhou luta e emocionou a torcida. <http://globoplay.globo.com/v/5226717/>

Onde mora Popole Misenga? Numa favela no Rio de Janeiro, nem ele mesmo observa por que mora ali, por que a maioria dos pretos brasileiros moram também em favelas. O que pode ser visto no link abaixo:
1 - Judoca congolês refugiado no Rio vai disputar Jogos sob bandeira olímpica. <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/judoca-congoles-refugiado-no-rio-vai-disputar-jogos-sob-bandeira-olimpica-20160603150507260390.html>.


Referências
Pela primeira vez, equipe de refugiados disputa Olimpíada: <http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2016/08/pela-primeira-vez-equipe-de-refugiados-disputa-olimpiada>.

Obrigada por visitar o blogue!
Boa leitura!
Rosi Barreto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário