ARTIGO

RACISMO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Um certo dia pensando em estudar nas universidades brasileiros(as) negros(as) e africanos(as) de várias partes decidiram estudar no Brasil e na Universidade Federal do Ceará. todos suponto que como anuncia a sociedade brasileira que aqui todos vivem bem e não existe racismo. então vamos! Só que ao adentrar aos muros desta instituição federal as pessoas brasileiras e africanas encontram um ambiente  hostil e e racista, por que casos de racismo não acontecem apenas na UFC e sim em todas as instituições privadas e públicas, por que a sociedade brasileira é racista e sendo assim não seria diferente nas universidades. Só que como esperado aconteceram práticas racistas na UFC e diante dos fatos e opiniões sobre o tema nas redes sociais resolvi escrever. O relato abaixo se relaciona aos casoa de racismo na UFC.
Na verdade o que precisa na UFC é combater o racismo por que existe outro caso envolvendo outro estudante. Mas, o importante no momento é que conseguimos o apoio da UFC no combate ao racismo. Ler matéria seguinte no link: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2015/7527-reuniao-na-vice-reitoria-debate-direitos-humanos-e-combate-ao-racismo-na-universidade. Vamos todos em conjunto com a UFC e as instância presentes na reunião, não permitir mais que sejam feitas brincadeiras racistas, machistas, que envolvam pessoas com necessidades especiais, misoginia, lesbofobia ou homofobia ou qualquer outra prática racista que atente contra os direitos humanos. Vamos nos empenhar pondo em prática a Constituição Brasileira. A sociedade brasileira precisa se educar, principalmente no ambiente acadêmico, onde se supõe que estão as pessoas com um certo discernimento intelectual. Sabemos e conseguimos abrir as portas para toda e qualquer denúncia de racismo de práticas de racismo, homofobia, lesbofobia ou brincadeira com cunho racista e que ofenda deficiente físico serão punida com medidas corretas e cabíveis. Racismo por meio da internet também é crime. Crime de racismo e por usar a internet de forma inadequada para ofender pessoas. Existe a Leipara ser cumprida. As pessoas brasileiras têm de se responsabilizar pelo que posta nas redes sociais e sendo inadequada a postagem cada um se responsabilizar pelas consequências dos seus atos. Entendemos que somos brasileiros e vivendo no século XXI, não é mais possível e permissível ainda se manter uma mentalidade racista do século XIX entre brasileiros(as), principalmente pessoas jovens. O(a) brasileiro(a) precisa se educar e aprender que não se brinca com coisa séria, além de não se prevalecer da certeza na impunidade, por que ela só será exercida se as pessoas não conhecerem os seus direitos. Nos casos de racismo a população negra está pronta para reagir a qualque um destes casos, compreendemos que o racismo atinge uma população e nao apenas uma pessoa. A abolição da escravatura aconteceu em 13 de maio de 1889 e não toleraremos mais, depois de mais de 100 anos de aoblição, nenhum tipo de brincadeira racista, seja ela qual for nas redes sociais, nem em qualquer outro lugar. Racistas devem controlar o problema que lhe afeta psiquicamente, compreender que negros brasileiors e africanos não são mais peças traficadas para trabalharem no Brasil e atender ao bel prazer caucásico. Somos gente que tem aspirações e vamos vencer sempre enfrentando a realdade racista brasileira. Racistas, não passarão, vamos reagir sempre e venceremos! Vamos estudar e encher a universidade de negros e negras, para com os nossos esforços tornar o Brasil mais igual. Comentários?

Um comentário:

  1. Olá, peço licença para compartilhar nosso trabalho realizado no Quilombo Boqueirão da Arara, Caucaia, Ceará, com histórias e memórias de grandes personagens da historiografia das comunidades tradicionais no Ceará.

    https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6702/4469

    ResponderExcluir