quarta-feira, 27 de novembro de 2019

BELÍSSIMA!



Salvador - a Cidade Mãe do Brasil. A Primeira Capital do Brasil. A cidade que tem o de melhor para mostrar ao turista. Talvez ao turista cego, sem humanidade, mas, creio que muitos a tenham! A minha cidade Salvador, reitero ontem dia 26/11/2019 sofreu com um temporal incrível. Um caos terrível! Há muitos anos não via tanta chuva! Com isso nem saí de casa para trabalhar. Moro na favela/periferia, gosto de morar nela, por que numa favela que se pode conhecer qualquer país e como o seu povo é considerado! Se gente ou nada!

Nas favelas, lugares penetrados pelo o governo estadual, municipal e federal da pior forma se produz a baixa autoestima, promovendo o abandono, proliferando e mantendo a insegurança e violência policial. Fazendo sofrer a maioria da população. E esta população é negra! É aquela que tem de suportar o racismo ambiental, estrutural e institucional. Coisas que só negros conscientes de sua negritude conseguem sentir e perceber nas sutilezas, nas entrelinhas. 

Salvador é uma grande favela, sua maioria é negra e pouco o governo municipal e estadual farão por ela. A não ser visitar em momentos de eleição, quando os candidatos a cargos públicos dizem mentiras absurdas e muitos creem, outros são pagos para fazerem os outros crerem. E para pendurarem a faixa com inscrições: Obrigada meu prefeito, depois das eleições.

Fiquei triste ao ouvir o soar da sirene, ela indica que num temporal, os moradores devem sair de suas casa, irem para a rua, um abrigo, uma escola municipal para não morrerem. É a violência do Estado contra o povo! Há anos vejo isso em Salvador! A situação do preto soteropolitano e brasileiro favelado continua a mesma. Continuamos também a sociedade Mucama! Até quando os pretos favelados viverão isto! Mais uma vez a cidade entra em clima de alerta máximo para deslizamentos de terra e, talvez, mortes! São 300 desalojados nesta manhça do dia 27/11/2019 com aguardo de mais chuvas.


Mucama, por que? Vi muitas pessoas no Dia das Baianas abraçando e se deixando fotografar pelo Deputado Federal Pastor Izidório, aquele que votou a favor da Reforma da Previdência!  Afff! Mas, não faz mal, a cidade estará linda no Natal de Salvador 2019. A prefeitura gastou 52 milhões, mas qual a providência tomou quanto no caso do deslizamento da Rua Candinho Fernandes na Fazenda Grande do Retiro, depois das obras? Silêncio total! São todos pretos! E depois desse temporal, como estão?


Mas, não faz mal, por que melhora tudo no natal!
O prefeito gastou 52 milhões para o natal de Salvador enquanto a população mora nas favelas, apenas com paliativos que não modificam as suas estruturas de seus lares e lugares. Mais, muitos ainda gritam, Meu prefeito!

No site da Secretaria da Comunicação (SECOM) podemos ver todos os detalhes da festa e dos gastos para o Natal de Salvador. Aqui trago um trecho, Tecnologia – Com investimento total de R$5,2 milhões, a programação natalina terá a tecnologia como a marca da decoração especial preparada pela Prefeitura. Serão 6,2 milhões de microlâmpadas em LED, 500 árvores enroladas, cerca de 750 peças em postes, mais de 600 horas de iluminação e mais de 100 horas de espetáculos e apresentações natalinas em diversos locais da cidade, em especial nos pontos turísticos. Foram 52 milhões os gastos para a festa! (SECOM, 2019). Mas, a cidade continua um caos para os soteropolitanos pobres!





Salvador, continua uma grande favela. Quando chegamos nela pela BR 324, favela. Bonocô, Barra, Subúrbio ferroviário. Vou parar por aqui. Nada contra elas, mas são casas sem reboco e desestruturadas, poderia ser como no México! Que o governo promoveu um projeto que melhorou a fachada de uma delas. No nosso caso poderia ser bem melhor, durradouro, com tintas vivas que não desbotassem. Segundo pesquisas ele foi impactante na autoestima dos moradores.



Assisti na minha juventude, quando aconteceu um desabamento terrível em Salvador, uma palestra num seminário realizado no Hotel da Bahia. Ele tratou de como construir em áreas acidentadas. Lá estavam muitos gestores públicos. Até hoje não vi aquilo sair daquele local. Cotnuamos no mesmo!
Enfim, bom dia e boa leitura!


Referências:
http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/index.php/todas-as-noticias-4/55337-natal-2019-sera-ampliado-na-iluminacao-e-programacao-cultural.
Chuvas deixam desalojados em Salvador. <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/11/chuva-deixa-300-desalojados-em-salvador.shtml>

Nenhum comentário:

Postar um comentário