sábado, 1 de outubro de 2022

ESCOLHA O SEU CANDIDATO POR PROJETO E NÃO POR FANATISMO!

 

Debate da Rede Globo governadores da Bahia


No último debate realizado pela TV Bahia/Rede Globo, a minha crítica vai primeiro à condução do debate por Graziela Azevedo, por que ela, com tantos profissionais competentes nas emissoras baianas? Quanto aos candidatos, foi e são o retrato da incapacidade dos políticos realizarem um projeto consistente e duradouro. Todos farão tudo que for necessário para desenvolver o estado, mas não explicam como. No discurso, um deles era delirante, pois falava sobre o que os baianos não veem. Parece que as pessoas vivem num estado e o candidato fala de outro completamente diferente.

Ficou notório que não existe um projeto a longo prazo que garanta o futuro dos baianos. Cleber Rosa seria a pessoa a se investir para experimentar algo diferente na Bahia. Contudo, nenhum perguntou ao outro especificamente os projetos de governo e como desenvolveriam, dois deles, se ativeram a defender os presidentes Lula e Bolsonaro. Quanto a vocabulário, o do candidato de Jerônimo, que tenta ser um líder de estado, é péssimo.

De fato, concordando com Cleber Rosa, as explicações e projetos de três dos candidatos sobre o desenvolvimento da Bahia, não passa pela melhoria na qualidade de vida da população pobre, aliás a pobreza salta só olhos na Bahia e em Salvador. Vejamos o que pensa cada político e qual deles é possível confiar um trabalho de reconstrução da Bahia destruída pelo PT durante 16 anos.


JERÔNIMO RODRIGUES

O gestor que deixou a educação da Bahia em penúltimo lugar.

O governo que não pagou os precatórios dos professores com juros e mora. Tem em seu quadro funcional mais REDA do que servidores efetivos. Tem uma fila de espera na regulação onde pessoas morrem no aguardo de internamento.

As rodovias todas pedagiadas.

A reforma da previdência, uma das piores no Brasil e a saúde dos servidores com o Planserv, deixou de serem atendidas inúmeras especialidades médicas.

Defende a militarização nas escolas, e privatização da embasa e dos parques públicos numa cidade onde não existe lazer, senão só paredões.

Todas as atividades culturais são pagas. Declarou que os policiais envolvidos na Cahacina do Cabula eram artilheiros por terem executado diversos jovens. Pior, todos foram inocentados numa ação relâmpago.

E a Bahia um dos estados mais violentos tanto em relação à população quanto à violência policial. Policiais matam policiais e qualquer outra pessoa e simulam confronto.

A justiça na Bahia é lenta, pois faltam juízes. Estes são selecionados via concurso REDA e trabalham por tempo determinado.

A gasolina da Bahia uma das mais caras do Brasil.

Entende o presidente defendido como um objeto, com sentimento de posse.

O governo Rui Costa não pagou os juros dos precatórios aos professores, ou seja, não reconheceu o valor do professor.


CLEBER ROSA

Um candidato com boas propostas, sabe se expressar e conhece os problemas que afetam a população negra e pobre. É professor e pode falar como o governo Rui Costa, infelizmente do PT tratou professores e policiais. Conhece também dos problemas que afetam a população pobre e preta de Salvador, assim como das polícias civil e militar, por ser investigador.

Defende Embasa como patrimônio do povo.

Defensa da educação de qualidade.

Defesa da segurança organizada utilizando o trabalho com base na inteligência.

Não defende a militarização das escolas.


ACM NETO

Defende privatização da Embasa e militarização das escolas. Em duas escolas militarizadas, presenciamos nesta semana dois ataques e um culminou com um assassinato.

Declarou-se pardo, desconhecendo que segundo o IBGE pardos e pretos são as mesmas categorias. Além disso existe um fundo eleitoral para candidatos negros, embora o mesmo diga que se declarou parde desde sempre. Mas, embora tenha se declarado pardo, nunca o vi com a pele tão escura. Isto, acaba com a reputação do candidato, pois declara o que não é.

Considera apenas as disciplinas Português e Matemática importantes, por esta razão tirou dos currículo a craga horária em Educação Física e Artes.

Um dos IPTU mais caros do Brasil.


JOÃO ROMA

Descendente direto do Padre Roma, que participou ativamente da Revolução pernambucana e foi condenado à morte.

No entanto, este candidato tem pautas voltadas para as privatizações da embasa,

Defende o uso de arma de fogo para a população desconsiderando o crescimento da violência no Brasil.

Para justificar o argumento do armamento da população utiliza como exemplo um personagem fictício de uma novela da Rede Globo denominada Pantanal que se defendeu por estar armada.

Condena os debates sobre gênero.

Compreende que a segurança é um papel do cidadão armado e não de um projeto de segurança do estado. A mesma concepção demonstrada no debate como se o candidato do PT fosse o inimigo. O que naturalmente fomenta a violência entre as pessoas que passaram de eleitores para seguidores fanáticos, agiu de forma imatura durante o debate.

Para ele o presidente é dele, como um objeto, com sentimento de posse.

Continua tratando o auxílio Brasil como medida eleitoreira.

 

Rosi Barreto

Boa Leitura


2 comentários: